A bioinformática é uma ciência fundamental para a solução dos problemas complexos que vêm da genômica. Com o crescimento da pesquisa genômica, o desenvolvimento de ferramentas de bioinformática para a análise de dados gerados, se tornou uma necessidade.
Assim, houve um aumento da procura por cursos de bioinformática, em especial pelas pessoas que possuem afinidade com a biologia e a computação.
Você é uma dessas pessoas? Confira a seguir alguns passos e considerações para o estudo da área, além de cursos de bioinformática que irão lhe ajudar a conquistar aquilo que deseja!
Por que estudar bioinformática?
A bioinformática é o campo de estudos que aplica métodos da ciência da computação na resolução dos problemas relacionados à Ciências Biológicas. Cursos de bioinformática, portanto, são uma excelente opção para as pessoas que se interessam pela intersecção destas duas áreas.
A bioinformática é encontrada como um curso de graduação em diversas universidades brasileiras, sendo algumas delas reconhecidas nacional e internacionalmente. Dessa forma, a graduação é a melhor opção para não graduados.
Por outro lado, para aqueles que já são graduados, especialmente nas áreas de TI e de biológicas, as opções mais usuais costumam ser cursos de pós-graduação e também certificações profissionais online.
Confira na sequência alguns cursos recomendados pelos nossos bioinformatas:
5 cursos de bioinformática para se especializar
O tipo de estudo a ser inicialmente realizado por aqueles que desejam ingressar na bioinformática depende do background do aluno. Sendo assim, selecionamos cursos introdutórios gratuitos de biologia molecular e genômica para aqueles com perfil em TI e cursos introdutórios à computação para aqueles com perfil em ciências biológicas.
Na sequência, selecionamos um curso de bioinformática na modalidade de pós-graduação referenciado por alguns dos melhores bioinformatas do Brasil, permitindo seu aprofundamento e desenvolvimento profissional, acadêmico e intelectual na área.
Curso 1: Code Yourself! An Introduction to Programming
Neste curso introdutório à programação e à lógica de computação apresentado pela Universidade de Edimburgo, não são abordadas linguagens de programação em específico, com exceção de Scratch.
Apesar disso, ele é um excelente ponto de partida para aqueles que ainda não tiveram contato com conceitos fundamentais da computação.


Curso 2: Introdução à Ciência da Computação com Python
O curso de introdução à ciência da computação da Universidade de São Paulo tem como objetivo apresentar os principais conceitos da área, bem como prover uma introdução à programação em Python, uma linguagem versátil e uma excelente opção para começar a aprender programação.
Curso 3: DNA Decoded
Este curso, oferecido pela Universidade de McMaster, procura abordar conceitos fundamentais da genética molecular através do foco no DNA, permitindo que o estudante possa compreender e responder perguntas como “por que o DNA é o diagrama da vida?”.
Além disso, questões específicas muito pertinentes ao estudo e à carreira de bioinformatas são apresentadas, como é o caso de quais ferramentas são utilizadas por médicos e pesquisadores para avaliar o risco genético de que um indivíduo desenvolva alguma doença específica.
Curso 4: Especialização em Bioinformática Aplicada à Medicina Genômica
Através deste curso de bioinformática na modalidade de pós-graduação oferecido pelo Instituto Israelita de Pesquisa e Ensino Albert Einstein, o aluno será capaz de discutir e elaborar acerca de conceitos que envolvem a genética molecular, bioestatística e bioinformática e genética médica.
Além disso, o curso proporciona a aquisição de habilidades de manipulação de dados de NGS e de pipelines para a análise destes dados, além de permitir o aprendizado da interpretação deles e de como identificar variantes genéticas presentes nas amostras.

Confira também: Pipelines de bioinformática: o que são e como implementar
Curso 5: OmicsLogic
O OmicsLogic é uma plataforma de aprendizado de bioinformática por assinatura que inclui aulas, materiais de estudo, exercícios, treinamentos em pipelines de bioinformática e projetos sobre tópicos que incluem:
- Análise genômica;
- Oncologia;
- Doenças infecciosas;
- Neurociências;
- Linguagens Python e R.


A assinatura gratuita da plataforma fornece acesso aos materiais introdutórios de cada um dos nove cursos, enquanto as assinaturas pagas dão acesso ao material completo e também à certificações profissionais.
Conclusão
A bioinformática é um pilar da genômica, sendo responsável pela aplicação de métodos computacionais para a resolução de problemas e questionamentos surgidos no campo das ciências biológicas.
Para saber a melhor forma de aprender bioinformática, é importante que o estudante considere seus conhecimentos prévios e também quais são as necessidades a serem supridas. Com isso em mente, é possível fazer uma escolha entre um curso de graduação, uma pós-graduação ou mesmo cursos de bioinformática online, como aqueles apresentados aqui.