banco genético brasileiro

Projeto Gen-t do Brasil: Medicina de Precisão Para os Brasileiros

O Projeto Gen-t do Brasil é um esforço nacional que busca colocar o povo brasileiro no mapa da diversidade genética. Entenda!

Um inovador projeto brasileiro, chamado Gen-t do Brasil, busca fornecer uma visão ampla sobre a diversidade genética no Brasil. Os resultados obtidos por esse estudo poderão contribuir para a saúde de todos os brasileiros, ao incluir este povo no mapa da diversidade genética dos estudos genômicos.

O que é o Projeto Gen-t do Brasil?

O Projeto Gen-t do Brasil é uma iniciativa que busca criar um banco de dados genômicos 100% brasileiro. Neste sentido, esse banco de dados será usado para estudar as variações genéticas na população e entender como elas afetam a saúde de nossa população de maneira específica. 

O objetivo do projeto é sequenciar o genoma de 200.000 brasileiros, de tal forma a gerar um banco de dados genômicos que sirva como uma representação da diversidade genética dos brasileiros.

Como o projeto funciona?

O Projeto Gen-t Genomas envolve a coleta de amostras de DNA de voluntários de todo o Brasil. Essas amostras são sequenciadas para criar um banco de dados de genomas humanos. O banco de dados será disponibilizado para a comunidade científica e de pesquisa, que poderá usá-lo para estudar as variações genéticas e aprimorar a medicina de precisão.

Benefícios do mapeamento da diversidade genética

O Projeto Gen-t Genomas tem o potencial de revolucionar o atual conhecimento sobre as especificidades dos genomas encontrados em nosso país. 

Ao estudar as variações genéticas em uma escala tão grande, os pesquisadores poderão identificar os genes responsáveis por doenças genéticas e desenvolver tratamentos mais precisos e eficazes através da medicina de precisão.

Além disso, o projeto pode levar a avanços no tratamento de doenças não tipicamente hereditárias, como o câncer, já que muitas vezes as variações genéticas podem influenciar a suscetibilidade a essa doença.

Isso acontece em função da maneira com que os estudos genômicos acontecem hoje. Na atualidade, estes estudos acabam por comparar genomas de brasileiros, por exemplo, com um genoma de referência constituído em mais de 80% pelo DNA de Europeus.

Ao traçar uma referência tipicamente brasileira, os resultados destes estudos serão mais precisos e eficientes, tornando possível os benefícios citados anteriormente.

Logo do projeto gen-t do Brasil

Como participar do Projeto Gen-t Genomas?

Se você é um cientista interessado em participar do Projeto Gen-t Genomas, pode se inscrever no site oficial do projeto. Caso você esteja interessado em doar uma amostra de DNA, pode entrar em contato com o projeto para obter mais informações sobre como fazer a doação.

É necessário ser brasileiro, assinar o termo de consentimento e preencher um questionário sobre saúde e estilo de vida. Então, o voluntário passa por triagem clínica e, ao final, o sangue coletado será utilizado em exames laboratoriais e para o sequenciamento genético em si.  

Para mais informações acesse: https://gen-t.science/projeto-gent-do-brasil/

Conclusão

O Projeto Gen-t Genomas é um esforço inovador e ambicioso que tem o potencial de revolucionar a maneira com que conhecemos os genomas humanos do Brasil. 

Ao criar um banco de dados de genomas humanos em grande escala, os pesquisadores podem avançar na compreensão da genética humana e desenvolver tratamentos mais precisos e eficazes para doenças genéticas e não genéticas, por exemplo.

Se você é um cientista ou voluntário interessado em participar do projeto, visite o site oficial do projeto para obter mais informações.

Relacionados