tecnologia laboratorial

Tecnologia Laboratorial: 4 Vantagens para o Negócio

A tecnologia laboratorial é uma grande aliada dos negócios, especialmente no gerenciamento de processos. Conheça algumas das vantagens!

A utilização de tecnologia laboratorial inovadora é capaz de configurar um serviço de saúde como de alto nível de excelência, além de ser auxiliar no processo de gestão de um laboratório.

Na prática, muito pode ser dito sobre as aplicações tecnológicas em diversos tipos de laboratórios, entretanto, no setor da saúde, inovações refletem na oferta de melhores serviços para pacientes e profissionais da saúde. 

Ficou curioso? Acompanhe o post para saber como a aplicação de novas tecnologias pode modificar por completo os processos, resultados e a saúde do seu negócio!

No que consiste a Tecnologia Laboratorial?

Na tecnologia laboratorial, a implementação ou atualização da é caracterizada pela aplicação de conhecimentos e ferramentas para a obtenção de resultados práticos dentro do contexto laboratorial.

“Tecnologia Laboratorial” é um termo genérico para os conhecimentos e artifícios empregados para um determinado fim, desde que de maneira reprodutível e confiável.

Atualmente, a implementação de determinadas tecnologias são necessárias simplesmente para caracterizar um laboratório desta maneira, ao passo que outras são vistas como indicativos de que este seja um laboratório preocupado com a inovação tecnológica.

A importância da tecnologia laboratorial

Ao falar em tecnologia laboratorial, podemos nos referir a diversas práticas e ferramentas que consolidam um serviço em prol do conhecimento. Nesse sentido, uma micropipeta pode ser considerada uma tecnologia, uma vez que estas ferramentas incorporam saberes para que determinados fins sejam obtidos.

Apesar disso, a maior parte das pessoas não adjetivaria um laboratório que possui micropipetas de “tecnológico”, certo? Isso acontece porque para que sejam percebidas como tecnologias, ferramentas -por exemplo- devem ser acompanhadas de um segundo fator: inovação.

Como veremos na sequência, a implementação de tecnologias laboratoriais inovadoras traz uma série de vantagens e benefícios consigo. Dessa forma, coordenadores e gestores de laboratórios devem pensar continuamente em instalar novas ferramentas e práticas na execução de seus serviços.

Quais as vantagens da tecnologia laboratorial?

Não é segredo que a inovação, por si só, é um dos pilares do crescimento econômico em micro e macro escala. Apesar disso, muitas empresas lidam com tecnologias laboratoriais inovadoras de maneira exclusivamente reativa, ou seja, implementando-a para resolver problemas.

Essas práticas, por mais comuns e necessárias que sejam em toda e qualquer empresa, podem impedir a obtenção de todos os benefícios que tecnologias laboratoriais trazem.

Dessa forma, a sobrevivência e o sucesso de um laboratório é permeada por outras questões que não a solução de problemas. 

Uma determinada tecnologia, capaz de prevenir problemas ou de manter a melhoria contínua, possui vantagens intrínsecas, como as citadas na sequência.

 #1. Agilidade

Os computadores digitais são uma das invenções mais louvadas da história. Graças à criação e melhoria destes, muitos processos que anteriormente eram considerados laboriosos ou até impossíveis, foram revolucionados pela adoção de computadores.

Estas ferramentas, portanto, fornecem um excelente exemplo de ganho de agilidade estratégica e operacional pela implementação de tecnologias inovadoras. 

O uso de computadores refletiu em diversas conquistas para humanidade, como o sequenciamento do genoma humano, que também pode ser colocado em evidência quando o assunto é maior agilidade em função de novas tecnologias.

Após 13 anos de esforço internacional, o Projeto Genoma Humano (2003) obteve cerca de 85% daquilo que hoje é considerado um genoma humano completo. 

Atualmente, este processo é realizado por metodologias que demoram entre 5-30 horas para obter resultados ainda melhores.

Além disso, a implementação de softwares de todos os tipos impactou positivamente a agilidade dos serviços e da pesquisa na área da saúde humana. 

Na genômica, por exemplo, a utilização de pipelines de bioinformática personalizáveis para processamento e análise de dados genéticos permite que profissionais da saúde e pesquisadores investiguem o DNA humano em uma fração do tempo anteriormente necessário.

Bioinformática

 #2. Redução de custos

Tecnologias Laboratoriais inovadoras, quando corretamente implementadas, culminam na redução de custos. Parte disso pode ser atribuída ao ganho de agilidade, que proporciona maior produtividade por parte dos colaboradores. 

A eficiência, portanto, é uma peça chave para a redução de custos de qualquer negócio. Para além da produtividade, o aumento da eficiência de operações pode ser obtido pela redução do consumo de materiais, como papéis, ao digitalizar a armazenagem de arquivos.

#3. Maior precisão em análises

Oferecer serviços de alta qualidade está entre a missão da maior parte dos laboratórios. Ao entendermos a qualidade como um conjunto de especificações que tornam um bem ou serviço apto a um fim estabelecido, é possível entender que atuar de forma precisa e acurada faz parte de muitas destas especificações.

Com determinadas tecnologias laboratoriais, a incerteza e a imprecisão existentes em processos são reduzidas, o que na área da saúde pode ser traduzido como uma maior atribuição de benefício a pacientes.

#4. Controle de qualidade mais regular

Ao modificar processos pela implementação de tecnologias laboratoriais inovadoras, que garantem maior precisão em análises, o controle de qualidade de sua empresa tende a ser beneficiado também.

Isso acontece porque processos produtivos que acontecem de maneira precisa e exata possuem, naturalmente, uma reprodutibilidade maior e melhor. Este aspecto é de grande valor para laboratórios de todos os tamanhos, mas laboratórios grandes acabam sendo mais beneficiados por ele, dado o volume de trabalho.

tecnologia em laboratório einstein
A automatização de processos é uma implicação direta da implementação de algumas tecnologias. Com ela, os processos realizados ficam menos sujeitos a erros humanos, o que contribui para a gestão da qualidade do laboratório

#5. Melhoria na gestão laboratorial

De maneira semelhante a forma com que a agilidade impacta a redução de custos, processos mais precisos, obtidos por inovações tecnológicas, podem gerar melhores resultados de gestão. 

Isso pode ser explicado pelo fato de que processos mais precisos e com controle de qualidade mais regular tendem a esbarrar menos em desvios da qualidade, gerando fluxos de produção que demandam menos da resolução de problemas.

Além disso, a gestão laboratorial pode se beneficiar diretamente da implementação de novas tecnologias. A implementação de determinados softwares, por exemplo, pode reduzir processos burocráticos internos pela digitalização de documentos que necessitam de múltiplas assinaturas.

Quais as tecnologias úteis para o laboratório?

Como colocado anteriormente, diferentes ferramentas são não apenas úteis como essenciais para o funcionamento de muitos laboratórios, como uma micropipeta. Apesar disso, laboratórios não costumam receber destaque por ferramentas essenciais, mas por tecnologias laboratoriais inovadoras.

Para saber quais implementações tecnológicas podem ser realizadas em seu laboratório, é necessário realizar a devida diligência, avaliação de processos e necessidades. Neste sentido, muitos laboratórios contratam serviços de consultoria, capazes de fornecer uma visão externa do negócio, o que pode ser vantajoso em muitos casos.

Conclusão

Tecnologias laboratoriais constituem um componente essencial de qualquer laboratório. Apesar disso, é importante termos em mente que tecnologias ficam obsoletas com o tempo e, portanto, a inovação tecnológica pode se tornar um grande diferencial em um determinado laboratório.

A preocupação com o investimento nestas tecnologias não se dá apenas na vontade de montar um laboratório de excelência, mas também com custos, gerenciamento e melhoria contínua de processos.

Relacionados